Questão
RR - Sistema Único de Saúde - SUS Roraima
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-32-anos103e92f6134
Paciente 32 anos, G3PN1PC1, 30 semanas de gestação por ultrassom de 11 semanas, com queixa de perda líquida via vaginal há 4 horas. Nega febre ou contrações. Refere boa mobilidade fetal. Ao exame encontra-se em bom estado geral, afebril, anictérica. PA 120x70 mmHg Exame físico geral sem particularidades. Abdome com útero gravídico, altura compatível com a idade gestacional, frequência cardíaca fetal 128bpm, sem desacelerações e dinâmica uterina ausente. Especular com presença de líquido em fundo vaginal, de aspecto claro e sem grumos com saída de líquido de orifício cervical externo à mobilização do polo cefálico. A melhor conduta seria a contida na alternativa: 
A
Tranquilizar a paciente e a família. Solicitar hemograma, parcial de urina e ultrassonografia obstétrica. Agendar retorno em 48 horas ou antes se iniciar contrações. 
B
Internar a paciente, realizar exames de vitalidade fetal e hemograma duas vezes por semana, controle rígido dos sinais vitais, corticoterapia, coleta de material para cultura de fundo vaginal e região perianal para estreptococo do grupo B, iniciar antibioticoprofilaxia até resultado da cultura.
C
Internar a paciente, realizar exames de vitalidade fetal e hemograma duas vezes por semana, controle rígido dos sinais vitais, realizar tocólise, corticoterapia, coleta de material para cultura de fundo vaginal e região perianal para estreptococo do grupo B, iniciar antibioticoprofilaxia até resultado da cultura.
D
Internar a paciente, realizar exames de vitalidade fetal e hemograma duas vezes por semana, controle rígido dos sinais vitais, realizar toque vaginal para certificar que não está em trabalho de parto, corticoterapia, coleta de material para cultura de fundo vaginal e região perianal para estreptococo do grupo B, iniciar antibioticoprofilaxia até resultado da cultura.