Paciente 32 anos, hígida, no 6º dia de pós-operatório de parto cesárea eletivo. Procura o pronto atendimento com queixa de abaulamento em região do hipogástrio junto ao lado esquerdo da incisão com saída de secreção. Ao exame clínico, apresenta-se em bom estado geral, corada, hidratada, afebril, pulso 70 bpm, pressão arterial 120 × 75 mmHg, útero contraído, com fundo situado 6 cm abaixo da cicatriz umbilical, loquiação fisiológica, abdome flácido, indolor, sem sinais de irritação peritoneal. Incisão de bom aspecto com abaulamento de aproximadamente 4 × 5 cm, indolor, sem sinais flogísticos, próximo à extremidade esquerda. À manobra de expressão, observa-se saída de secreção amarelo-citrina por entre os pontos da pele. Assinale a alternativa correta:
Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2014
Residência (Acesso Direto)
Paciente-32-anos11578637949
A
Trata-se de seroma coletado no subcutâneo, e o tratamento deve ser abertura dospontos para esvaziamento, higiene local, curativo simples e cicatrização por segunda intenção.
B
Trata-se de um abscesso de subcutâneo, e o tratamento deve ser feito com cefalexina500 mg via oral de 6/6h por 7 dias.
C
Trata-se de um seroma coletado no subcutâneo, e o tratamento deve ser drenagemcirúrgica com ressutura da parede abdominal.
D
Trata-se de um seroma coletado no subcutâneo, e o tratamento deve ser retirada depontos alternados da incisão e cefalexina 500 mg 6/6h por 7 dias.
E
Trata-se de deiscência de subcutâneo, e o tratamento é a retirada de pontos do local,revitalização das bordas, seguida de ressutura.