Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-32-anos77e6aa1578
Paciente de 32 anos, masculino, é recebido pela equipe de emergência de um pronto-atendimento localizado no interior paranaense com história de, subitamente, evoluir com perda de consciência, abalos musculares rítmicos de membros superiores e inferiores, cianose central e liberação esfincteriana há cerca de 45 minutos. No momento da avaliação inicial encontra-se comatoso, taquicardíaco, pupilas midriáticas e com nistagmo vertical, além de ligeiras contrações rítmicas apenas em membro superior direito. Após a estabilização inicial, assinale a alternativa correta.
A
Considera-se o quadro um estado pós-ictal típico, não necessitando neste momento de terapia endove nosa, porém é necessária a introdução de fármaco anti-crise sendo a carbamazepina uma boa opção inicial.
B
Considera-se o quadro um estado pós-ictal típico, necessitando neste momento de terapia endovenosa com benzodiazepínicos para profilaxia, diminuindo o risco de uma nova crise convulsiva.
C
Considera-se o quadro como estado de mal não- -convulsivo, pela ausência de movimentos tônico-clônicos clássicos, sendo necessária terapia endovenosa de resgate, tendo como opção os benzodiazepínicos.
D
Considera-se o quadro como estado de mal convulsivo epiléptico generalizado a despeito da diminuição dos abalos musculares, sendo necessária terapia endovenosa de resgate, tendo como opção os benzodiazepínicos.
E
Considera-se o quadro um estado pós-ictal típico, podendo, neste momento, ser optado por tratamento conservador e observação neurológica.