Paciente de 35 anos, com hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto e em tratamento com levotiroxina (LT4) 100 mcg/dia, vem à consulta médica queixando-se de cansaço e queda de cabelo. Na última consulta, realizada há 5 meses, a paciente estava assintomática e seu TSH era de 3,8 mUI/L (VR: 0,4-4,7). Na atual consulta, apresenta TSH de 12,0 mUI/L. Relata que, nesse período, fez tratamento para doença do refluxo gastroesofágico e iniciou uso de omeprazol 20 mg/dia. Qual afirmativa justifica a descompensação do quadro de hipotireoidismo dessa paciente?
Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-35-anos-com813645bb25
A
Deve-se associar triiodotironina, uma vez que é esse hormônio que age nas células e irá melhorar o quadro clínico da paciente.
B
É esperado o aumento gradativo da dose de levotiroxina com o avanço da idade, levando à necessidade de ajustes de doses a cada consulta.
C
Deve-se rever a dose de levotiroxina por quilo de peso da paciente a cada consulta, mantendo a dose recomendada de 5 mcg/kg/dia.
D
Devido ao início de um inibidor de bomba de prótons (omeprazol), com consequente diminuição da acidez gástrica, reduziu a absorção de LT4.