Questão
SE - Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia - FBHC
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-35-anos-idade14935f549b1
Paciente de 35 anos de idade, procura atendimento ambulatorial pela primeira vez por queixa de pressão alta; assintomático no momento da consulta, sem comorbidades conhecidas e com histórico familiar pobre para doenças crônico-degenerativas e eventos cardiovasculares maiores. Segue um trecho da consulta: - Doutor, venho tendo dores de cabeça constantes nos últimos 2 meses. Toda vez que minha pressão sobe, tenho dor de cabeça. Já fui no pronto-socorro várias vezes. Minha pressão já chegou até a 16! - Já mediu a pressão em casa, quando não está com dor de cabeça? - Ah doutor! Todas as vezes que eu meço a pressão, ela sempre dá normal. Mas quando a dor de cabeça vem, não sei o que acontece, ela sempre sobe. Sabendo que a pressão do paciente se encontra em níveis normais nessa primeira consulta e que ao exame físico não foram identificadas alterações marcantes, marque a alternativa INCORRETA:
A
Para diagnóstico de hipertensão de avental branco, a monitorização ambulatorial da pressão arterial é imprescindível.
B
As medidas não-farmacológicas devem ser indicadas para este paciente.
C
O paciente deverá ter seu diagnóstico confirmado em 30 dias.
D
O diagnóstico de hipertensão arterial deverá ser suspeitado em todo paciente com medidas casuais seriadas de pressão arterial maiores que 140 x 90 mmHg.
E
 Tanto a técnica oscilométrica automática quanto a técnica ascultatória, quando realizadas dentro de metodologia e calibração ótimas, são validadas para diagnóstico e seguimento da pressão arterial.