Paciente 35 anos, sem comorbidades, apresenta-se ao pronto-socorro com história de tosse com expectoração amarelada, febre aferida de 38,4oC, dor torácica ventilatória em porção inferior do hemitórax direito. Oximetria de 95%, frequência cardíaca de 98bpm, frequência respiratória de 20 ipm, pressão arterial 118x72 mmHg. Auscuta torácica apresentando crepitantes em porção inferior do hemitórax direito, região posterior. Teste rápido de antígeno para COVID-19 negativo. Diante desse quadro clínico, qual seria a conduta CORRETA?
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-35-anos-sem71bfc53d29
A
O quadro é clássico de uma pneumonia bacteriana, sem indicação de internação, nem radiografia, podendo receber alta com amoxicilina ou doxiciclina oral por 5 dias em domicílio.
B
Apesar do quadro clínico ser clássico, está indicada a radiografia de tórax para auxiliar no diagnóstico clínico num paciente que é admitido no hospital, e como o paciente é jovem, sem comorbidades e sem alterações importantes em dados vitais, o paciente pode ser tratado ambulatorialmente com amoxicilina ou doxiciclina em domicílio.
C
O quadro clínico é muito sugestivo de pneumonia, estando indicada nesse caso a internação, realização de radiografia de tórax, coleta de escarro e hemocultura para confirmação etiológica.
D
O quadro clínico clássico de pneumonia dispensa a radiografia de tórax em um paciente admitido no hospital e, devido ao aumento de resistência a penicilina, está indicado o uso de levofloxacino.
E
O quadro é sugestivo de pneumonia bacteriana, estando indicado a tomografia de tórax para auxílio no diagnóstico e início de ceftriaxona até resultado dos exames confirmatório.