Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-37-anos-idade55bf652fbd
Paciente de 37 anos de idade, traz à consulta ginecológica resultado de exame colpocitológico (preventivo do câncer de colo uterino), que evidenciou células glandulares atípicas de significado indeterminado (AGC) possivelmente não neoplásicas e a paciente nega sangramento uterino anormal. Diante do exposto, a conduta, segundo as diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, é:
A
Indicar colposcopia com coleta de material para citologia, com especial atenção para o canal cervical. Faz-se ainda necessário avaliar o endométrio com ultrassonografia transvaginal.
B
Indicar conização para melhor avaliar as células escamosas do canal endocervical. Faz-se ainda necessário avaliar o endométrio com ultrassonografia transvaginal.
C
Indicar colposcopia para melhor atenção da ectocérvice. Nova citologia só é indicada após 6 meses. Não é necessário avaliar o endométrio com ultrassonografia transvaginal.
D
Indicar exérese de zona de transformação sem nova coleta de material para citologia. Faz-se ainda necessário avaliar o endométrio com ultrassonografia transvaginal.