Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2022
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia Torácica
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-37-anos141f02a31ff
Paciente de 37 anos, diabética desde a infância, sofreu acidente automobilístico enquanto dirigia para casa após pegar a filha de 11 anos no colégio (colisão frontal contra poste de luz após perda súbita de consciência). Ambas estavam com cinto de segurança no momento do trauma. A mulher deu entrada no pronto-socorro com dispneia moderada, confusão mental e queixando-se de muita dor torácica anterior esquerda, com equimose correspondente ao local do cinto de segurança. A radiografia de tórax revelou derrame pleural pequeno, com fraturas do terceiro ao nono arcos costais à esquerda, anterolaterais e com desvio importante, além de fratura esternal do terço médio, alinhada, e fratura da clavícula esquerda. 
A criança estava estável e queixava dor moderada no hemitórax direito, com radiografia de tórax mostrando fratura do quarto arco lateral, sem desvio. Quanto à fisiopatologia do trauma torácico, assinale a alternativa correta.
A
Não há indicação de propedêutica adicional para a mulher, que deve ser encaminhada para tratamento operatório imediato das fraturas de costela.
B
Deve-se investigar doença óssea subjacente, uma vez que o padrão das fraturas costais na mulher estão em desacordo com o esperado pela cinemática do trauma envolvido.
C
A presença de “air bags” no carro não mudaria o desfecho dos achados no caso em questão.
D
A fratura da criança denota posição incorreta do cinto de segurança.
E
Apesar da estabilidade da criança, há vários indícios de trauma de alta energia no caso e ambas devem ser avaliadas com relação a lesões subjacentes intratorácicas e adequadamente observadas.