Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-4-anos13206dd0db0
Paciente de 4 anos, em tratamento de linfoma de Hodgkin com localização primária em mediastino, dá entrada no pronto-socorro e rapidamente é levado à sala de emergência após avaliação inicial. Mãe refere queda no estado geral, palidez cutânea, inapetência, náuseas, vômitos e diminuição da diurese há 1 dia. Ao exame físico, aparenta em mau estado geral, descorado +++/4+, sudoreico e com rebaixamento do nível de consciência. FC = 188 bpm, PA = 54 x 30 (34) mmHg, tempo de enchimento capilar de 6 segundos, mucosas secas, pulsos periféricos ausentes, pulsos centrais finos, bulhas cardíacas com discreta hipofonese, turgência jugular. FR = 54 ipm, com tiragens de fúrcula e subcostal moderadas. 

Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que descreve corretamente o tipo de choque desse paciente e a conduta inicial específica apropriada.

A
Choque cardiogênico descompensado. Iniciar droga vasoativa que promova inotropismo e vasoconstrição, com objetivo de elevar a pressão arterial.
B
Choque obstrutivo descompensado. Iniciar droga vasoativa que promova inotropismo e solicitar radiografia de tórax para auxiliar o diagnóstico – se confirmado, realizar punção torácica no 2o espaço intercostal com jelco a 90º.
C
Choque hipovolêmico descompensado. Iniciar reposição volêmica com cristaloide 20 mL/kg em 20 minutos e considerar início de droga vasoativa caso persista com sinais de hipoperfusão tecidual após 60 mL/kg de expansão.
D
Choque obstrutivo descompensado. Iniciar droga vasoativa que promova inotropismo e solicitar ecocardiograma para auxiliar o diagnóstico e guiar pericardiocentese.