Paciente de 40 anos, masculino, proveniente do Pará, área de desmatamento e com queixa de ferida no antebraço direito há 3 meses. Ao exame físico mostra lesão úlcerocrostosa, com bordos elevados, em moldura, com 4,0 cm de diâmetro e fundo granuloso. Foi feita hipótese diagnóstica de Leishmaniose Tegumentar Americana. Marque a alternativa mais correta para o caso.
Questão
GO - Instituto Ortopédico de Goiânia - IOG
2010
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-40-anos57f6e7eda1
A
O agente etiológico mais comum da doença é a Leishamânia donovania, fungo dimorfo e PAS-positivos.
B
No exame histopatológico de fragmento da pele serão observados granulomas de células epitelióides com necrose "caseosa" na área central e BAAR corados em vermelho pelo Ziehl-Neelsen.
C
A disseminação dos microorganismos causadores da lesão faz principalmente pela via hematogênica, comprometendo com muita frequência pulmões e medula óssea.
D
Até três meses de evolução os microorganismos podem ser encontrados em raspados da lesão corados pelo Giemsa ou nos exames histopatológicos, até mesmo na coloração clássica, Hematoxilina-Eosina (HE).
E
A história clínica e epidemiológica, com teste de intradermorreação positivo são suficientes para firmar o diagnóstico de certeza e autoriza o início do tratamento específico.