Paciente de 41 anos, G3 P3 (N) A0, casada, do lar, realizou citologia oncótica de rastreamento, cujo resultado foi lesão de alto grau. A colposcopia mostrou extensa área aceto-reativa, cuja biópsia revelou tratar-se de carcinoma epidermóide invasor, grau 2 de colo uterino. Ao exame físico, útero em AVF, intra-pélvico, móvel e indolor, paramétrios livres. Exame especular: colo do útero com área de mácula rubra localizada. Descreva qual a melhor conduta terapêutica e em que a mesma consiste.
Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-41-anos-G3-P37777ac7411
A
A paciente deverá ser submetida a conização para confirmação diagnóstica, e sendo as margens livres, a paciente pode ser considerada tratada.
B
A paciente deverá ser submetida a cirurgia de Werteim-Meigs, seguida de Radioterapia + quimioterapia adjuvante, sendo o prognóstico considerdo bom.
C
A paciente deverá ser submetida a Histerectomia total simples com salpingectomia bilateral, uma vez que se trata de lesão em estádio inicial.
D
A paciente deverá ser submetida a Radioterapia + quimioterapia, uma vez que se trata de lesão epidermoide, com excelente resposta à radioterapia.
E
A paciente deverá ser submetida a Histerectomia Total ampliada, sem a necessidade de tratamento complementar.