Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2021
Residência (Acesso Direto)
Paciente-41-anos-idade179faf2b161
Paciente de 41 anos de idade, sexo masculino, pedreiro, residente em Belo Horizonte, é internado com quadro de fraqueza, epigastralgia e episódios de hematêmese e melena há três dias. O paciente nega passado semelhante e internações prévias. Nega etilismo e tabagismo. Informa uso esporádico de analgésicos e anti-inflamatórios. Refere contato frequente com águas paradas durante a adolescência. Ao exame físico, o paciente apresenta-se em bom estado geral, afebril, anictérico, hipocorado (3+/4+); PA 100x70 mmHg; BNRNF; FC 110 bpm; ausculta pulmonar sem alterações; FR 20 irpm; abdome normotenso; presença de circulação colateral porto-cava em parede abdominal; hepatomegalia a 4 cm do rebordo costal direito e esplenomegalia a 4 cm do rebordo costal esquerdo. O exame de endoscopia digestiva alta realizado evidenciou varizes esofágicas de fino calibre no terço inferior do esôfago, sem sinais de sangramento, e duas úlceras, de aspecto péptico, em região do antro gástrico, com sinais de sangramento recente.

Com relação ao caso exposto, assinale a alternativa incorreta.
A
No exame físico do abdome, o lobo esquerdo hepático, provavelmente, é mais proeminente e o espaço de Traube é maciço, à percussão.
B
Caso o paciente seja tratado com praziquantel, não haverá regressão da forma hepatoesplênica da doença.
C
A utilização de betabloqueadores, para profilaxia primária de sangramento das varizes esofágicas, não deverá ser considerada.
D
Pancitopenia, hipoalbuminemia e hiperplasia das séries eritroblástica e eosinofílica, ao mielograma, são alterações que podem ser encontradas no paciente.