Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais - SMS
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-42-anos120e490666e
Paciente de 42 anos, masculino, procura atendimento eletivo, acompanhado pela esposa, após ter realizado consulta com urologista para investigação de disfunção erétil. Ao exame físico você observa galactorreia bilateral, palidez facial e sinais de envelhecimento precoce e realiza pesquisa de perda de campo visual por confrontação que não identifica alterações. Paciente trouxe exames laboratoriais solicitados pelo médico com testosterona total de 180 ng/dl, prolactina de 48 ng/ml e ressonância nuclear magnética de hipófise com achado de tumor em região de hipófise à esquerda medindo 20 mm no maior diâmetro, com desvio de haste hipofisária para a direita estando localizado a 3 mm do quiasma óptico. (Prolactina: 5-20 ng/dl, Testosterona: 280- 1500 ng/dl). 

O próximo passo da abordagem nesta consulta deve ser:
A
Orientar o paciente da benignidade do quadro devido ao diagnóstico de incidentaloma de hipófise e de disfunção erétil de causa psicogênica.
B
Informar ao paciente que, no exame físico, a presença de galactorreia bilateral é um achado comum nos casos de hiperprolactinemia em homens.
C
Informar que os sinais de palidez facial e envelhecimento precoce são devido ao hipogonadismo secundário a um tumor de localização hiposifária.
D
Solicitar campimetria visual computadorizada, uma vez que a pesquisa de perda de campo visual por confrontação é um método clínico de pouca utilidade. 
E
Indicar cirurgia transesfenoidal devido se tratar de tumor não funcionante, pois uma prolactina de 48 ng/ml afasta o diagnóstico de macroprolactinoma.