Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2017
Residência (Acesso Direto)
Paciente-42-anos12774964419
DESATUALIZADA
Paciente de 42 anos portador de artrite reumatoide grave comparece à consulta médica em unidade básica de saúde com carta de reumatologista que o acompanha solicitando sua autorização para prescrição de um inibidor do TNF-alfa, o infliximabe. No prontuário desse paciente, consta que o mesmo já teve tuberculose pulmonar há 12 anos, tendo sido tratado com o esquema básico (rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol) por 6 meses, com alta por cura clínica e radiológica. No momento, o paciente não tem sintomas respiratórios e traz um raio X de tórax recente que evidencia fibrose de aspecto residual no ápice pulmonar direito. Para prevenir a possibilidade de reativação da tuberculose pulmonar, assinale dentre as abaixo a melhor conduta a ser tomada pelo menos 1 mês antecedendo o início do infliximabe: 
A
Prescrever isoniazida 300 mg/dia + vitamina B6 40 mg/dia por 6 meses.
B
Prescrever isoniazida 300 mg/dia + vitamina B6 40 mg/dia por 6 meses, se houver história de exposição à pessoa com tuberculose bacilífera nos últimos 12 anos.
C
Realizar teste tuberculínico e prescrever isoniazida 300 mg/dia + vitamina B6 40 mg/dia por 6 meses, se teste tuberculínico for maior ou igual a 5 mm.
D
Realizar teste tuberculínico e prescrever isoniazida 300 mg/dia + vitamina B6 40 mg/dia por 6 meses, se teste tuberculínico for maior ou igual a 10 mm.