Paciente de 48 anos, sexo masculino hipertenso, em uso de hidroclorotiazida há anos, diagnosticado com tuberculose pulmonar há 1 mês, vinha em uso regular de esquema RIPE desde então. Teve melhora do quadro de tosse, mas ainda não recuperou o peso perdido. Procura o ambulatório com queixa de dor intensa em tornozelo direito há 1 semana, com melhora paulatina espontânea, associada à dor e a edema em joelho esquerdo há 3 dias, o que motivou a sua vinda. Ao exame físico, está em bom estado geral, com sinais vitais normais e sinais de sinovite com derrame articular em joelho esquerdo e tornozelo direito. Tendo em vista a principal hipótese diagnóstica para a queixa atual, a conduta mais adequada para esse caso clínico é:
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-48-anos-sexo124140e35e6
A
Internação hospitalar, artrocentese com análise e culturas do líquido sinovial e início de antibioticoterapia para cobertura de Gram-positivos.
B
Internação hospitalar, artrocentese com pesquisa e cultura para micobactérias e associação levofloxacino ao esquema RIPE.
C
Internação hospitalar, artrocentese com pesquisa de sais de hidroxiapatita e encaminhamento à Ortopedia para drenagem articular.
D
Artrocentese com pesquisa de cristais, introdução de corticoide oral em dose baixa e alta com troca da hidroclorotiazida por outro anti-hipertensivo.
E
Artrocentese com pesquisa de cristais, introdução de alopurinol e encaminhamento ambulatorial à infectologia para troca do esquema RIPE