Paciente de 48 anos submetido a gastroplastia em Y de Roux (bypass) por videolaparoscopia há 3 anos, com perda de 90% do excesso de peso, procurou atendimento médico com queixa de dor abdominal de forte intensidade há 4 dias, intermitente, associada a distensão abdominal e náusea. Ao exame físico, apresentavase desidratado 2+/4+, PA: 110x80mmHg, FC: 85bpm, FR: 18ipm. Abdome distendido, doloroso à palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. Em relação à hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2022
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Paciente-48-anos78e2f6c399
A
A presença de colelitíase no pós-operatório de cirurgia bariátrica é ocorrência rara, de modo que não há necessidade de investigação complementar para este diagnóstico.
B
A principal hipótese diagnóstica é de hérnia interna. Caso confirmada, o tratamento deve ser cirúrgico, preferencialmente por laparoscopia.
C
A evolução clínica apresentada pelo paciente é compatível com o diagnóstico de úlcera de boca anastomótica, sendo indicada Endoscopia Digestiva Alta para melhor avaliação.
D
O quadro clínico é compatível com distensão intestinal por super crescimento bacteriano e deve ser tratado com sintomáticos e probióticos, não havendo indicação para investigação complementar.