Questão
PB - Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-5-anos81a617ee01
Paciente, 5 anos, portador de anemia falciforme, dá entrada em pronto socorro pediátrico. Mãe refere que paciente iniciou com tosse e coriza há 4 dias e, há um dia, passou a apresentar dor torácica, prostração, sonolência e palidez cutânea. Decidiu leválo ao pronto atendimento pois, além dos sintomas descritos, passou a apresentar dessaturação em ar ambiente (88%). Nos exames admissionais, foi observado queda da hemoglobina, reticulocitose e RX de tórax com infiltrado pulmonar. 

Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
A
A principal hipótese diagnóstica é de Síndrome Torácica Aguda. A internação hospitalar é indicada, sendo necessário introdução de antibioticoterapia de amplo espectro, incluindo aminoglicosídeos.
B
A Síndrome Torácica aguda é a principal causa de internação entre pré-escolares e adolescentes.
C
A principal hipótese diagnóstica é de Crise Aplásica, decorrente da infecção pelo parvovírus B19. A internação hospitalar é indicada para que possa ser ofertada transfusão de hemácias até estabilidade clínica e normalização dos níveis de hemoglobina.
D
A principal hipótese é de Crise Álgica. Deve-se realizar expansão volêmica e iniciar analgesia com analgésicos opióides e descalonar conforme melhora clínica. Deve-se manter monitorização contínua pois o paciente pode evoluir com Síndrome Torácica Aguda;
E
Na suspeita de Síndrome Torácica Aguda, a antibioticoterapia de amplo espectro deve ser iniciada, incluindo macrolídeos, pois pacientes portadores de anemia falciforme são considerados imunodeprimidos e têm elevado risco de intercorrer com septicemia.