Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-50-anos-sexo108bc49ae6a
Paciente de 50 anos, sexo feminino, procura atendimento ambulatorial por lesão de pele em dorso da mão direita, três semanas após ter sido arranhada por um gato doente que encontrou na rua, o qual apresentava múltiplas lesões ulceradas de pele. Ela refere que a lesão provocada pela arranhadura inicial cicatrizou, porém nos últimos dias notou o aparecimento de lesões papulares no local, com formação de placa eritematosa infiltrada e posterior ulceração da lesão. Refere também que percebeu lesões nodulares mais profundas no antebraço e braço direito, ascendentes, aparentemente seguindo trajeto linfático ao exame físico. Diante do exposto, o provável diagnóstico e a indicação para o caso são, respectivamente:
A
doença da arranhadura do gato – tratamento empírico com azitromicina.
B
infecção secundária da lesão inicial por bactérias presentes na pele, como Staphylococcus aureus – tratamento empírico com cefalexina.
C
micobacteriose cutânea de transmissão animal – investigação complementar com biópsia para cultura e exame anátomopatológico para confirmação diagnóstica.
D
toxoplasmose por inoculação direta – sorologia IgG e IgM para toxoplasmose para confirmação diagnóstica.
E
provável esporotricose de transmissão felina – biópsia da lesão para cultura e exame anátomopatológico para confirmação 
diagnóstica.