Paciente de 50 anos, proveniente de Bacabal - MA, refere sinusorragia há 3 meses, acompanhada de leucorreia amarelada de odor fétido. Menarca aos 12 anos. Sexarca aos 15 anos. Ciclos pouco irregulares há 6 meses, com fluxo aumentado durando aproximadamente 8 dias. G8 P6 (Normais) A2. Ligadura tubária aos 38 anos. Última citologia oncótica há 5 anos. Exame especular: lesão exofítica sangrante ao toque do espéculo e da espátula que atinge o fórnice vaginal. Ao toque, útero pouco aumentado de volume, em AVF, com lesão que infiltra o paramétrio lateral à direita. Assinale a alternativa que melhor contempla sua hipótese diagnóstica e as etapas seguintes da conduta:
Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-50-anos107f85649b0
A
Trata-se de possível adenocarcinoma de endométrio. A etapa seguinte é a biópsia de endométrio e programação de Histerectomia total abdominal, com o correto estadiamento da doença.
B
Trata-se de possível carcinoma de colo uterino. A etapa seguinte é a biópsia de colo uterino e programação de histerectomia radical.
C
Trata-se de possível adenocarcinoma de endométrio. A etapa seguinte é a biópsia de endométrio e programação de radioterapia, uma vez que o estádio clínico é o IIB.
D
Trata-se de possível carcinoma de colo uterino. A etapa seguinte é a biópsia de colo uterino e programação de radioterapia, uma vez que o estádio clínico é o IIB.
E
Trata-se de carcinoma de colo uterino. A etapa seguinte é a biópsia de colo uterino e programação de quimioterapia uma vez que o estágio clínico é o IIIB.