Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2021
Residência (Acesso Direto)
Paciente-55-anos-e1195d5ae630
Paciente de 55 anos é admitido na UTI devido a quadro de choque séptico decorrente de infecção de trato urinário. Na admissão, o paciente está com hipotensão (PA:100/60mmHg) e bradicardia (FC:50bpm), com necessidade de uso de droga vasoativa. Ao exame físico, constatam-se palidez cutânea, ausculta pulmonar sem alterações e cardíaca com som de atrito. Foi realizada tomografia de abdome com laudo de abcesso em rim direito. O ecocardiograma mostrou sinais de pericardite. Os exames de laboratório demonstraram alteração de função renal e são apresentados a seguir: (Hemoglobina: 12,6mg/dL, hematócrito: 35,9%, bastões: 18%, uréia: 180 mg/dL, creatinina: 2,8mg/dL, sódio: 138mEq/dL, potássio: 4,7mEq/dL, ph:7,38, pCO2: 40mmHg, pO2: 86mmHg, HCO3: 20mmol/L, BE:-3, lactato: 1,2mMol/dL, SvcO2:50). Sobre esse quadro, assinale a alternativa correta.
A
O uso de droga vasoativa deve ter provocado a insuficiência renal por mecanismo de vasoconstrição de arteríola eferente.
B
A avaliação da nefrologia deve indicar diálise devido à presença de pericardite.
C
A ausência de acidose, a hipercalcemia e a hipercalemia contraindicam hemodiálise no momento.
D
O choque séptico é o protótipo do choque distributivo e tem evolução inexorável para insuficiência renal, por isso a conduta é expectante.
E
A avaliação nefrológica deve indicar hemodiálise como depuração dos fatores inflamatórios decorrentes do choque.