Paciente de 55 anos, pós-menopausada, não tabagista, hipertensa controlada e com sobrepeso, apresenta-se no consultório com edema de membro inferior esquerdo até o nível da panturrilha doloroso. Estudo com ultrassom doppler revela trombose venosa profunda (TVP). Paciente nega quadros semelhantes prévios, cirurgias recentes ou imobilidade prolongada. A paciente está preocupada com a possibilidade de ter algum câncer, já que leu na internet que existe a associação entre tromboses e malignidade. Ela informa que vai ao ginecologista todo ano, tendo recentemente feito mamografia, Papanicolau e colonoscopia, todos normais. Não apresenta nenhuma outra queixa clínica. Quanto à investigação de malignidade nesse contexto, é correto afirmar:
Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-55-anos-pos103635dcee7
A
Deve realizar dosagem dos marcadores tumorais CA 19-9, CEA e CA 125, com prosseguimento da investigação caso estejam alterados.
B
Deve realizar um PET scan, uma vez que a relação entre TVP e malignidade não diagnosticada é muito elevada e este é o exame mais sensível neste contexto.
C
Não há indicação de investigação adicional, uma vez que a paciente já realizou os exames de rotina para seu perfil epidemiológico.
D
Deve realizar um mielograma e biópsia de medula óssea, pois as neoplasias hematológicas são as mais frequentemente associadas à TVP.