Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-55-anos-sexo138814e7405
Paciente de 55 anos, sexo feminino, em tratamento quimioterápico de câncer de mama avançado, procura o pronto atendimento por queixa de febre referida. Ela explica que a febre teve início no dia de hoje, uma semana após ter feito sua última sessão de quimioterapia. Na avaliação inicial, a paciente encontra-se hemodinamicamente estável, com temperatura axilar de 38,3 ºC, sem outras alterações ao exame físico. Os exames laboratoriais iniciais mostram leucopenia importante, com contagem absoluta de neutrófilos (CAN) de 100 células/mm³, sem outras alterações significativas. Você decide internar a paciente e iniciar antibioticoterapia empírica com cefepime. No 4.º dia de internação, a paciente encontra-se em bom estado geral, afebril há mais de 72 horas, sem outras queixas, com culturas negativas, com CAN de 560 células/mm³ nos dois últimos dias. Diante do exposto, qual é a conduta correta nesse momento?
A
Manter cefepime até completar 7 dias de tratamento antibiótico e realizar alta hospitalar após o término do tratamento antibiótico.
B
Suspender cefepime e realizar alta hospitalar para seguimento ambulatorial, com orientações sobre sinais de alerta e reavaliação de emergência se necessário.
C
Manter cefepime e associar filgrastim para acelerar a recuperação neutrofílica antes de realizar alta hospitalar.
D
Trocar cefepime por ciprofloxacino via oral e realizar alta hospitalar de forma que a paciente complete pelo menos 7 dias de tratamento antibiótico em regime ambulatorial.
E
Suspender cefepime e manter a paciente em regime de internação hospitalar para avaliação de curva térmica nas próximas 72 horas, com programação de realizar alta hospitalar se permanecer afebril.