Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2021
Residência (Acesso Direto)
Paciente-55-anos-sexo1748f89e7a5
Paciente de 55 anos, sexo feminino, com infarto do miocárdio com supra de ST de parede anterior há 2 anos. Não foi realizado trombolítico ou angioplastia primária na ocasião. A paciente foi encaminhada ao ambulatório de cardiologia realizando acompanhamento regular. Estava em uso de carvedilol 6,25 mg a cada 12 horas, lisinopril de 5 mg e furosemida de 40 mg diariamente. Fazia uso irregular dos medicamentos no último ano. Há 2 dias foi admitida em pronto-socorro com quadro de piora da dispneia nas últimas 48 horas. Apresentava sintomas de tosse e ortopenia. Na avaliação inicial apresentou-se taquidispneica, com palidez cutânea, sonolência e aferição de PA em 91 x 68mmHg, saturação de oxigênio em 91%, estertores crepitantes em base de pulmão direito, estase jugular presente, reflexo hepatojugular positivo, presença de ascite e perfusão periférica lentificada com extremidades frias. A análise inicial do eletrocardiograma evidenciou ritmo sinusal taquicárdico com frequência cardíaca de 114 bpm e área eletricamente inativa na parede anterior. Assinale a alternativa que corresponde ao perfil hemodinâmico, causa da descompensação e medidas iniciais adequadas.
A
Cardiopatia chagásica com IC descompensada. Perfil C (frio e úmido. Início de digitálico venoso e amiodarona. Provável causa de descompensação: infecciosa.
B
Cardiopatia hipertensiva com IC descompensada. Perfil L (frio e úmido. Início de diurético venoso e inibidor da enzima conversora de angiotensina. Provável causa de descompensação: má aderência terapêutica.
C
Cardiopatia isquêmica com IC descompensada. Perfil B (frio e úmido. Início de digitálico venoso e milrinone. Provável causa de descompensação: infarto agudo do miocárdio.
D
Cardiopatia isquêmica com IC descompensada. Perfil C (frio e úmido. Início de diurético e inotrópico imediato para controle de sintomas. Provável causa de descompensação: má aderência terapêutica.
E
Cardiopatia isquêmica com IC descompensada. Perfil B (quente e úmido. Início de digitálico venoso e beta-bloqueador. Provável causa de descompensação: má aderência terapêutica.