Paciente de 56 anos com insuficiência renal crônica terminal está em sala de operação para realização de transplante renal doador falecido. Tempo de isquemia fria de 20 horas. Descrição inicial do Rim doado: “rim esquerdo com vasos e ureter únicos”. Após análise do rim doado em banco, identifica-se uma artéria renal principal e outra artéria polar inferior sem patch de aorta, veia renal única e duplicidade ureteral. Qual a conduta recomendada neste momento?
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2024
Residência com pré-requisito - R+ Urologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-56-anos-com73e23faa3d
A
Rim deve ser descartado devido às alterações anatômicas impeditivas para transplante renal identificadas no preparo em banco.
B
Como o tempo de isquemia foi prolongado, não é recomendado estendê-lo e realizar a cirurgia em banco para reconstrução arterial.
C
Na ausência de patch de aorta, realiza-se o transplante renal na artéria renal principal e ligadura da arteira polar inferior e reimplante separado de cada ureter.
D
Realiza-se em banco reconstrução da artéria polar inferior com anastomose na arteira renal principal de forma término lateral e do ureter de forma látero-lateral em “cano de espingarda”.