Paciente de 56 anos, sexo masculino, chega à emergência com pressão arterial acentuadamente elevada, de 222/128 mmHg. Queixa-se de cefaleia occipital há dois dias, sendo que já experimentou essa sensação anteriormente. Nega dores, dispneia ou alterações motoras. Está preocupado com o risco da pressão tão elevada. Considerandose esse quadro, assinale a altenativa, correta.
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-56-anos-sexo532b2d7f7a
A
Deve-se iniciar imediatamente o uso de nitroglicerina venosa para atingir uma queda de, no máximo, 25% da pressão diastólica e iniciar a medicação oral.
B
O nitroprussiato de sódio, por ser uma droga de ínicio rápido e duração fugaz, deverá ser iniciado para atingir uma queda de, no máximo, 20% da pressão diastólica e iniciar a medicação oral.
C
A nitroglicerina, devido ao risco imediato em causar toxicidade pelo tiocianato, deve ser preterida em relação ao nitroprussiato de sódio.
D
Deve-se iniciar imediatamente o tratamento com anti-hipertensivos orais, análgésico comum para alívio sintomático da dor e acompanhar o paciente nos dias subsequentes para ajuste da medicação.
E
Deve-se iniciar imediatamente o uso de furosemida e nitroglicerina venosa para atingir uma queda de, no máximo, 20% da pressão diastólica.