Paciente 58 anos admitido no hospital para tratamento de uma pneumonia bacteriana que evoluiu para insuficiência respiratória, sendo admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob ventilação mecânica. O quadro apresentou piora significativa após 7 dias de UTI, mesmo com uma melhora inicial de tratamento com amoxicilina e azitromicina. Desta forma, ficou diagnosticado um quadro de pneumonia hospitalar associada à ventilação mecânica e o paciente recebeu amicacina e sulfametoxazol-trimetoprim com parte do protocolo institucional por 5 dias. As culturas vieram negativas (hemocultura e aspirado traqueal). Sendo assim, os antibióticos foram interrompidos, o paciente apresentou melhora significativa e recebeu alta para a enfermaria. No 2º. dia de enfermaria, iniciou com quadro diarreico (7 episódios de fezes amolecidas para aquosas), dor abdominal, sem outras alterações clínicas. Exames laboratoriais apenas demonstrou um aumento de leucócitos sanguíneos de 8mil para 18mil. A partir desse caso, assinale a afirmativa CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-58-anos14306e15d17
A
Vancomicina oral é a droga de escolha no tratamento da colite por C. difficile.
B
O diagnóstico mais provável desse paciente é uma colite por Clostridioides difficile, e para o diagnóstico está indicada a pesquisa apenas por imunologia de toxina A/B.
C
O diagnóstico mais provável desse paciente é uma colite por Clostridioides difficile, e o teste por biologia molecular é promissor (PCR – reação em cadeia da polimerase), mas ainda falta embasamento desse teste como padrão ouro.
D
Não se deve iniciar antibioticoterapia empírica para colite por C. difficile, é importante esperar o resultado laboratorial para evitar o uso desnecessário de antibiótico (metronidazol, por exemplo) que pode piorar o quadro da colite.
E
Atualmente o transplante de microbiota deve ser empregado na primeira recorrência da diarreia.