Paciente, 6 anos de idade, é levado à consulta com quadro de febre, dores articulares, edema com dor e calor no joelho direito, estando, no momento, acometendo o punho esquerdo. Nos antecedentes, constam lesões de pele por picada de inseto que, às vezes, infeccionam. Ao exame, o estado geral é regular, com artrite em joelhos e punhos. Provas inflamatórias positivas (VHS, mucoproteínas), ASLO de 600U Todd. Recebe o diagnóstico principal de febre reumática. Em relação a essa patologia em criança, é incorreto afirmar:
Questão
BA - Sistema Único de Saúde - SUS Bahia
2006
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-6-anos-idade83312ad1eb
A
Na artrite, os anti-inflamatórios não hormonais são usados por aproximadamente 7 a 10 dias, VO, preferencialmente, ácido acetilsalicílico (80 a 100mg/kg/dia): naproxeno (10 a 20mg/kg/dia): ibuprofeno (30 a 40mg/kg/dia).
B
A primeira medida terapêutica é a erradicação do agente infeccioso deflagrador, o Streptococcus b-hemolítico do grupo A, com penicilina benzatina, IM, 1.200.000U, para crianças com peso maior que 25kg ou 600.000U para crianças com peso de até 25kg.
C
Ecodopplercardiograma é consideravelmente mais sensível do que a ausculta para detectar lesões cardíacas valvulares na fase aguda da doença. Quando disponível, deve ser solicitado em todos os casos suspeitos de febre reumática, a fim de se detectarem lesões valvulares “silenciosas”.
D
Eritema marginato e nódulos subcutâneos são raros, mas altamente específicos de febre reumática, e os nódulos estão associados a presença de cardite.
E
As grandes articulações, como joelhos, cotovelos, punhos e tornozelos são as mais afetadas. O padrão do envolvimento é migratório e não é totalmente resolvido, e na maior parte das vezes, deixa sequela, especialmente alargamento dos joelhos com deformidade estrutural.