Questão
MG - Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Hospital de Clínicas de Uberlândia - HCU)
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-60-anos-sexo6326627763
Paciente, 60 anos, sexo masculino, hipertenso há 20 anos, tabagista 30 anos/maço e diabético insulinodependente. Foi admitido no pronto-socorro com queixa de dor precordial de intensidade 7/10, iniciada em repouso há 1 hora, com irradiação para ambos os membros superiores e dorso, associado a náuseas e vômitos. Ao admitir o paciente na sala de emergência, a propedêutica mais adequada a ser seguida é:
A
Solicitar mioglobina, creatinofosfoquinase, creatinoquinase MB massa e troponina por apresentarem alta especificidade e valor preditivo positivo em casos de infarto agudo do miocárdio, nas primeiras 2 horas dos sintomas. 
B
Realizar eletrocardiograma nos primeiros 10 minutos após a admissão do paciente e repetir sempre que necessário ou se houver mudança dos sintomas (melhora ou piora). 
C
A presença de supradesnivelamento do segmento ST "maior ou igual a" 2 mm em derivação AVR sugere infarto de ventrículo direito, sendo o próximo passo a realização de radiografia de tórax para avaliar congestão pulmonar.
D
A presença de supradesnivelamento do segmento ST "maior ou igual a" 2 mm em derivações D2, D3 e AVF sugere infarto de parede inferior. A complementação eletrocardiográfica com derivações V3R, V4R, V5 e V6 deverá ser realizada objetivando diagnosticar infarto de ventrículo direito e de parede posterior.