Paciente de 62 anos, com cirrose por hepatite C e álcool, foi trazido à Emergência por confusão mental e aumento de volume abdominal. Ao exame físico, apresentava ascite, flapping e desorientação. Os exames complementares iniciais revelaram hemoglobina de 9,3 g/dl, leucócitos de 2.430/mm³, plaquetas de 56.000/mm³, creatinina de 2,3 mg/dl, sódio de 132 mEq/l, tempo de protrombina de 18,1 segundos e atividade de 52%, bilirrubina total de 2,8 mg/dl e direta de 1,9 mg/dl. Em relação ao caso clínico, assinale a assertiva correta.
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-62-anos-com83f4cbd943
A
Está indicada paracentese diagnóstica para pesquisa de peritonite bacteriana espontânea, que constitui infecção do líquido de ascite devido à translocação bacteriana e pode ser um desencadeante de encefalopatia hepática.
B
Deve ser iniciada administração de diuréticos, sendo espironolactona a primeira opção para o manejo da ascite na cirrose.
C
Deve ser considerada encefalopatia hepática, porém, para confirmação do diagnóstico, é necessário realizar dosagem de amônia sérica que apresenta relação direta com os sintomas.
D
Ocorre hiponatremia na maioria dos pacientes com cirrose e ascite e pode ser um desencadeante de encefalopatia hepática, sendo recomendada restrição hídrica < 1,5 litro/dia quando a concentração de sódio sérica estiver < 135 mEq/l.