Questão
PI - Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-64-anos-idade1068745e5b8
Paciente de 64 anos de idade, procura o pronto-socorro por estar evoluindo com aumento progressivo de volume abdominal nas últimas duas semanas, o que tem lhe causado desconfortos abdominal e respiratório. Nega febre, sangramentos e alteração das funções eliminatórias. Não tem sinais / sintomas de encefalopatia hepática e informa que é a primeira vez que apresenta esse quadro. É diabética em uso de insulina e nega consumo de álcool e o uso de outras medicações de forma contínua. Ao exame físico, observa-se a presença de ascite volumosa e uma paracentese de alívio e diagnóstica indicada. 

Considerando a análise do líquido ascítico e seu manuseio, pode-se concluir que
A
a paracentese de grande volume, seguida de restrição hídrica e diuréticos, deve ser indicada para os casos de ascite tensa.
B
a dosagem de proteína no líquido ascítico superior a 1,0 g/dL determina a suscetibilidade dos cirróticos às infeções bacterianas.
C
a determinação do gradiente albumina soro-ascite (GASA), quando igual ou maior que 1,1g/dL, indica hipertensão portal com acurácia superior a 90%.
D
o repouso no leito, as restrições de líquidos e de sódio, além do uso de diuréticos, estão indicados nos casos em que houver edema em membros inferiores.
E
o uso de albumina endovenosa durante e após procedimento é indicado nos casos de punção da ascite.