Paciente de 64 anos, sem comorbidades, dá entrada via pronto socorro por trauma direto em região lombar, sendo identificada fratura de coluna, em L1, com indicação cirúrgica. Para a segurança do procedimento, levando-se em consideração a especificidade do caso, assinale a assertiva CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-64-anos-sem4388d2201f
A
Considerando a ausência de lateralidade, a demarcação cirúrgica antes desse procedimento é desnecessária.
B
Para evitar riscos, o instrumentador confirma verbalmente, durante a aplicação da lista de verificação, e antes da incisão cirúrgica, a realização da esterilização e confirmação pelos indicadores.
C
Para a redução de risco de infecção, a lista de verificação de segurança cirúrgica, na etapa antes da anestesia, contém item de verificação da administração de antibioticoprofilaxia em tempo.
D
Tendo em vista o porte do procedimento indicado, subentende-se que não haverá sangramento significativo e esse item da lista de verificação de segurança cirúrgica não é verificado.
E
Como medida de segurança institucional, quando na sala cirúrgica e antes da indução anestésica, aplica-se o termo de consentimento informado para o procedimento e a anestesia, que devem ser anexados ao prontuário.