Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-65-anos-foi5249c929b6
Paciente de 65 anos foi submetido a laparotomia por apendicite aguda com peritonite difusa. O procedimento se deu sem intercorrência e sob anestesia geral. De comorbidade prévia relatava ter hipertensão arterial, em uso de losartana e hidroclorotiazida. Em relação aos métodos de analgesia no pós-operatório para este paciente, assinale a assertiva correta.
A
O melhor método para analgesia deste paciente é o uso do fentanil transdérmico devido a biodisponibilidade e ao custo.
B
A meperidina é o opióide de eleição para este paciente, com boa capacidade de analgesia, custo baixo e baixa taxa de adição e dependência química.
C
Os anti-inflamatórios não esteroidais podem ser utilizados na analgesia perioperatória, porém seus efeitos colaterais, como ulceração gástrica, sangramento e lesão renal, restringem o seu uso nestes pacientes cirúrgicos.
D
A associação de dois anti-inflamatórios não esteroidais pode ser realizado para este paciente, quando não houver resposta adequada ao uso isolado do medicamento, sem aumento do risco de ocorrências dos efeitos colaterais descritos.
E
Pode ser utilizado anti-inflamatórios hormonais para este paciente, sendo a preferência pelo uso de hidrocortisona 500 mg endovenosa duas vezes ao dia, com boa resposta analgésica, baixo custo e baixo índice de efeitos colaterais.