Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-67-anos-com11667d86e0d
Paciente de 67 anos, com hipertensão arterial, diabetes melito e história de tabagismo, foi trazido à Emergência de um hospital terciário por dor torácica opressiva iniciada há aproximadamente 2 horas, que se irradiava para o braço esquerdo, associada a sudorese e náuseas. Informou que a dor surgira enquanto realizava uma caminhada leve. À admissão, apresentava pressão arterial de 140/90 mmHg, frequência cardíaca de 137 bpm e saturação de oxigênio de 96%. O exame físico não revelou anormalidades significativas. Exames laboratoriais iniciais indicaram níveis ligeiramente elevados de troponina T ultrassensível. O eletrocardiograma em repouso, feito no momento da chegada, está reproduzido abaixo. Considerando o caso clínico, assinale a alternativa que contempla o diagnóstico e o manejo adequado.


A
Infarto agudo do miocárdico com supradesnivelamento do segmento ST de parede anterior – O paciente deve ser submetido ou à trombólise com alteplase ou à estratégia de estratificação invasiva imediata (< 2 horas).
B
Infarto agudo do miocárdico sem supradesnivelamento do segmento ST de alto risco – O paciente necessita ser submetido à estratégia de estratificação invasiva precoce (< 24 horas).
C
Infarto agudo do miocárdico sem supradesnivelamento do segmento ST, de muito alto risco – O paciente necessita ser submetido à estratégia de estratificação invasiva imediata (< 2 horas).
D
Angina instável – O paciente deve ser submetido a teste de estresse não invasivo.