Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia Vascular
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia de Cabeça e Pescoço
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-67-anos-com4675074bc7
Paciente de 67 anos, com hipertensão mal controlada, é encaminhado a um hospital de referência em cirurgia vascular pelo serviço médico de origem do paciente com a hipótese diagnóstica de Oclusão Arterial Aguda (OAA) de Membro Inferior Direito (MID). Qual seria a melhor conduta nesse caso?
A
Examinar o paciente – caso apresente cianose, hipotermia, dor e ausência de pulso em MID há mais de 2 horas e seja constatada OAA no Doppler, esse paciente será bom candidato à terapia trombolítica.
B
Examinar o paciente – caso apresente cianose, hipotermia, parestesia intensa, dor e ausência de pulso em MID há algumas horas e seja constatada OAA no Doppler, o paciente pode ser submetido à tromboembolectomia aberta.
C
Realizar anamnese e exame físico do paciente – caso apresente cianose, hipotermia, parestesia, dor e pulso fraco em MID há mais de 3 horas, indica-se amputação do membro.
D
Realizar anamnese e exame físico do paciente – caso apresente hipertermia, parestesia importante, dor e ausência de pulso em MID, pode ser classificado em grau IIB de isquemia para o membro, geralmente irreversível e não recuperável, sendo indicada a amputação.
E
Examinar o paciente – caso apresente cianose, hipotermia, paralisia do membro e ausência de pulso em MID há mais de 2 dias, com constatação de OAA no Doppler, o paciente é bom candidato à terapia trombolítica.