Questão
PI - Universidade Federal do Piauí - UFPI (Hospital Universitário da UFPI)
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-67-anos74616d4305
Paciente de 67 anos queixa-se de urgência miccional e urge-incontinência, além de noctúria (5 a 6 episódios), há cerca de 3 anos, com piora há 5 meses. A menopausa foi há 20 anos, nunca fez uso de terapia hormonal e atualmente faz uso de promestriene duas vezes por semana intra-vaginal. No momento, está em uso de fraldas geriátricas decorrente da perda urinária. Em relação ao diagnóstico provável e seu tratamento, assinale a opção CORRETA.
A
O diagnóstico clínico é de bexiga hiperativa. Devemos solicitar urocultura com antibiograma para descartar infecção de trato urinário associada e podemos iniciar o tratamento clínico com terapia comportamental, mudança de hábitos de vida e fisioterapia urogenital como tratamentos de primeira linha.
B
O diagnóstico clínico é de bexiga hiperativa. Devemos solicitar estudo urodinâmico para confirmar o diagnóstico, assim como devemos solicitar urocultura com antibiograma para descartar infecção de trato urinário associada e só devemos iniciar o tratamento após a confirmação do diagnóstico.
C
O diagnóstico clínico é de bexiga hiperativa. Devemos solicitar estudo urodinâmico e urocultura para confirmar o diagnóstico e, confirmando, iniciamos o tratamento com anticolinérgico como a oxibutinina,solifenacina ou dariferacina.
D
O diagnóstico clínico é de bexiga hiperativa, mas só devemos iniciar o tratamento clínico após o resultado do estudo urodinâmico mostrando contrações não inibidas do detrusor e, só após, iniciamos o tratamento com fisioterapia urogenital.
E
O diagnóstico clínico é de bexiga hiperativa, que deve ser confirmado com estudo urodinâmico e, após confirmado, iniciamos como tratamento de primeira linha os anticolinérgicos e como opção para tratamentos de segunda linha, a fisioterapia urogenital.