Paciente de 68 anos, sexo masculino procurou atendimento no PSF da sua área devido notar sangue no escarro há 2 dias e cansaço fácil. Refere episódios frequentes de tosse produtiva há alguns meses com exacerbação há três dias. Nega febre, apenas sensação de frio, diminuição do apetite, peso conservado. Viúvo há 2 anos, mora sozinho, tabagista, portador de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo2 (DM2) há 5 anos, uso de hipoglicemiante oral e losartana 50mg. Ao exame físico: dispneico, estado geral regular, PA= 100/50mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e respiratória de 29 irpm. Ausculta cardíaca sem alterações. Ausculta pulmonar estertores úmidos em 1/3 superior do hemitórax direito, região posterior com roncos difusos em todo tórax. Realizado os seguintes exames: glicemia capilar = 236 mg/dl e oximetria = SatO2 de 90% (em ar ambiente). Marque a opção CORRETA para o caso.
Questão
MS - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande - SMSCG
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-68-anos-sexo142059fb868
A
Provavelmente um caso de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e deve-se iniciar quinolona respiratória, tratamento ambulatorial. Diagnostico diferencial com tuberculose e neoplasia pulmonar.
B
Trata-se de um caso de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, tratamento ambulatorial com Beta-lactâmico e levofloxacino. Diagnostico diferencial com tuberculose e neoplasia pulmonar.
C
A hipótese diagnostica mais provável é PAC, para confirmação e tomada de decisão terapêutica se faz necessário realizar de radiografia de tórax PA e perfil esquerdo, hemograma e marcadores de inflamação.
D
Trata-se de um caso de PAC com critérios clínicos de tratamento em regime hospitalar, iniciar quinolona respiratória e corrigir dose do hipoglicemiante oral.
E
Provavelmente uma PAC em um paciente com critérios clínicos de gravidade, encaminhar para tratamento hospitalar, iniciar Betalactâmico + Macrolídeo e insulina. Diagnostico diferencial com tuberculose e neoplasia pulmonar.