Paciente, 7 anos de idade, possui diagnóstico de asma em uso de spray de beclometasona 100 mcg/dia e salbutamol sob demanda. Em sua consulta de rotina, com pediatra, a mãe relata que nas últimas 4 semanas a filha tem preferido, praticamente todos os dias, ficar assistindo à televisão ao invés de brincar com as coleguinhas, sendo que ela sempre foi uma criança que gostava muito mais de brincar que assistir à televisão, referindo se sentir cansada: tem apresentado tosse e dor torácica cerca de 3 a 4 vezes na semana; está usando o salbutamol já tem cerca de 5 dias, inclusive, chegou de acordar a noite algumas vezes com queixa de dor torácica, que melhorou com o uso do salbutamol. Considerando o quadro atual da paciente, como classificar o controle de sua doença e qual a conduta a ser realizada?
Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-7-anos-idade140f5095f9f
A
Asma parcialmente controlada. Apenas corrigir a técnica e ambiente, manter a dose do corticoide inalatório e reavaliar em 1 semana.
B
Asma não controlada. Além de rever técnica e ambiente, suspender a beclometasona e iniciar formoterol no tratamento de manutenção.
C
Asma não controlada. Além de rever técnica e ambiente, associar formoterol ao tratamento de manutenção.
D
Asma parcialmente controlada. Dobrar a dose do corticoide inalatório e associar formoterol ao tratamento de manutenção.