Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-70-anos-sexo75c79c3848
Paciente de 70 anos, sexo feminino, internada para tratamento de neutropenia febril, passa a apresentar diarreia sem sangue, associada a leucocitose, no 5.º dia de internação hospitalar e de tratamento antibiótico com piperacilinatazobactam. O médico assistente suspeita de diarreia por Clostridioides difficile e solicita exame de fezes para avaliação complementar. O resultado mostra pesquisa de GDH (glutamato desidrogenase) positiva e pesquisa de toxinas A e B negativas. Considerando o contexto clínico apresentado, é correto afirmar:
A
O exame de fezes afasta a hipótese de diarreia por C. difficile, sendo diarreia pelo antibiótico o provável diagnóstico, não sendo indicado tratamento específico neste momento.
B
O exame de fezes confirma a hipótese de diarreia por C. difficile, sendo indicado tratamento com metronidazol via oral.
C
O exame de fezes sugere a possibilidade de diarreia por C. difficile, sendo indicado tratamento com metronidazol ou vancomicina e administração conjunta de probióticos.
D
O exame de fezes não confirma a hipótese de diarreia por C. difficile, sendo indicada apenas a suspensão de piperacilinatazobactam e tratamento com probióticos neste momento.
E
O exame de fezes não descarta a possibilidade de diarreia por C. difficile, sendo indicado tratamento com vancomicina via oral e suspensão de piperacilina-tazobactam assim que possível.