Questão
GO - Hospital Ortopédico de Goiânia - HOG
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-71-anos-chega484727fe05
Paciente, 71 anos, chega à unidade de saúde, trazida por seu filho, referindo dor torácica em aperto há aproximadamente 30 minutos, além de sudorese intensa e mal-estar geral. Na avaliação da paciente, entende-se que os sintomas são sugestivos de isquemia ou infarto. Portanto, qual é a melhor conduta?
A
Realizar um eletrocardiograma (ECG); administrar aspirina na dose de 500 mg sublingual; considerar administrar oxigênio (se saturação de oxigênio "menor ou igual" 94%) e nitroglicerina sublingual. Em caso de não haver allteração no ECG, por medida preventiva, encaminhar para um serviço especializado.
B
Realizar um eletrocardiograma (ECG) devido à dor intensa; administrar morfina como primeira escolha (em solução decimal); considerar administrar oxigênio (se saturação de oxigênio "menor ou igual" 92%) e aspirina 500 mg, se a dor persistir após morfina. Em caso de alteração no ECG, transferir para uma unidade de saúde com maior capacidade de atendimento.
C
Realizar um eletrocardiograma (ECG), se possível, de 12 derivações; administrar nitroglicerina em spray ou sublingual, como primeira escolha, devido ao quadro álgico intenso; considerar administrar oxigênio (se saturação de oxigênio "menor ou igual" 85%) e morfina, se o desconforto torácico não for aliviado pela nitroglicerina. Em caso de não haver alteração no ECG, por medida preventiva, encaminhar para um serviço especializado.
D
Realizar um eletrocardiograma (ECG), se possível, de 6 derivações; administrar aspirina na dose de 160 a 325 mg mastigável; considerar administrar oxigênio (se saturação de oxigênio " menor ou igual" 85%) e morfina, se o desconforto torácico não for aliviado pela nitroglicerina. Em caso de não haver alteração no ECG, por medida preventiva, encaminhar para um serviço especializado.
E
Realizar um eletrocardiograma (ECG), se possível, de 12 derivações; administrar aspirina na dose de 160 a 325 mg mastigável; considerar administrar oxigênio (se saturação de oxigênio " menor ou igual" 90%), nitroglicerina sublingual ou spray e, se o desconforto torácico não for aliviado pela nitroglicerina, morfina. Em caso de alteração no ECG, transferir para uma unidade de saúde com maior capacidade de atendimento.