Paciente de 72 anos, IMC 18,5, ex-tabagista com diagnóstico de DPOC GOLD IV vem à consulta de rotina. Paciente relata estabilidade clínica, está em uso regular da sua medicação broncodilatadora (beta-agonista de longa duração - LABA + antagonista muscarínico de longa duração - LAMA) e nega necessidade de uso recorrente de broncodilatador de curta ação de resgate ou buscas ao pronto atendimento no último ano. Dentre os exames, paciente traz uma gasometria arterial que mostra: pH 7,41; PaO2 62; PaCO2 37; HCO3 24. Sobre o caso, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-72-anos-IMC89ba3e2f1c
A
Deve-se, na consulta de rotina, checar a vacinação, sendo para esse paciente recomendado: vacinação para influenza anualmente; manter vacinação contra SarsCov2 (COVID19) atualizada; vacina pneumocócica (VPP23) anualmente; vacinação contra coqueluche (dTp/dTpa) caso não tenha sido vacinado na adolescência; vacina para herpes-zóster.
B
Deve ser prescrita nessa consulta oxigenioterapia domiciliar prolongada e solicitado nova gasometria arterial para reavaliação em 60 a 90 dias.
C
O paciente tem indicação, apesar da estabilidade clínica, de otimização da terapia associando um corticoide inalatório (ICS), pois tem uma doença grave -DPOC GOLD IV.
D
Esse paciente, apesar de tabagista, deve ser rastreado para deficiência de alfa-1-antitripsina. A deficiência de alfa1-antitripsina é uma etiologia comum, de caráter genético, que apresenta tratamento específico que pode retardar a progressão do enfisema.
E
A reabilitação pulmonar, incluindo treinamento físico, melhora a capacidade de exercício, os sintomas e a qualidade de vida para todos os graus de gravidade da DPOC, sendo, portanto, indicado ao paciente em questão.