Paciente de 72 anos de idade interna por 12 horas de evolução de hemiparesia à esquerda e afasia. Previamente hipertenso, diabético, em uso de enalapril 10mg a cada 12 horas, hidroclorotiazida 12,5mg ao dia, metformina 850mg 3 vezes ao dia. Familiares relatam que o paciente apresenta perda ponderal iniciada há 6 meses. Ao exame, apresentase emagrecido, com pressão arterial=154/86 mmHg, força motora grau 1 à esquerda e afasia global. Considerando o caso, assinale a assertiva CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-72-anos-idade76ce904591
A
A evidência de alto nível é que, em casos como esse, o reposicionamento do paciente no leito deve ser feito no máximo a cada 3 horas.
B
A condição do paciente não aumenta de forma significativa o risco de lesão por pressão, sendo o cuidado padrão e reavaliação diária a indicação no caso.
C
A definição de um plano nutricional que garanta o aporte adequado é necessária, também para reduzir a chance da ocorrência de lesões por pressão.
D
A medida mais importante para redução da chance de lesão por pressão, neste caso, é a hidratação e uso de creme de barreira para proteção da pele.
E
A redistribuição de pressão, utilizando-se colchão de ar pneumático, não apresenta benefício na redução de lesão por pressão e, com alto custo, deve ser evitada.