Questão
SP - Hospital Municipal de São José dos Campos - HM (Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence)
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-73-anos119056fa828
Paciente de 73 anos apresenta quadro de dor abdominal difusa e intensa há 12 horas, com vários episódios de vômitos e parada de eliminação de flatos e fezes, apresenta antecedente de cardiopatia chagásica, sem seguimento. Após exame de angiotomografia, foi diagnosticada oclusão embólica da artéria mesentérica superior que foi abordada, em caráter emergencial, pela equipe de cirurgia vascular e realizada trombólise química associada à angioplastia de artéria mesentérica superior. Paciente mantida em observação no CTI, evoluindo, na mesma noite do procedimento vascular, com piora da dor abdominal e sinais de peritonite. Optado por laparotomia exploratória. Mediante achado operatório exposto, alça aferente distando 200 cm do ângulo de Treitz e eferente 340 cm de válvula ileocecal, qual seria sua conduta?


A
enterectomia ampla, sem anastomose, com ileostomia terminal e fechamento da cavidade.
B
enterectomia conservadora restrita ao segmento, manter alças sem anastomose e paciente em peritoniostomia, com revisão em 48 horas.
C
enterectomia segmentar, seguida por anastomose, lavagem da cavidade e fechamento da parede abdominal.
D
não realizar enterectomia, manter paciente em peritoniostomia, aguardando delimitar as lesões e evitando enterectomias seriadas.