Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-75-anos-sexo81e6a5a16f
Paciente 75 anos, sexo masculino, portador de adenocarcinoma de próstata, em tratamento com bloqueador hormonal. Está internado em ambiente hospitalar para tratamento de pneumonia, cursando com hipernatremia (Na=155mEq/L) e hipercalemia (K=5,2mEq/L). Exames laboratoriais evidenciam glicemia sérica em jejum de 82 mg/dL, Ureia= 90 mg/dl, Creatinina= 2,2 mg/dl. Exame físico: PA= 100X80mmHg, FC= 80bpm (pulso cheio com múltiplas extrassistoles). Edema de membros inferiores, hepatomegalia moderada, presença de B3 em ausculta cardíaca. 

Em relação ao quadro clínico e laboratorial do paciente é correto afirmar:
A
A insuficiência renal aguda (IRA) pré-renal é decorrente da queda do fluxo plasmático renal efetivo, sem lesão anatômica renal. Clinicamente, é comum a oligúria e laboratorialmente, sódio urinário baixo e osmolaridade urinária aumentada.
B
Na IRA intrínseca, é necessário que existam sinais e sintomas decorrentes da insuficiência renal e a presença de oligúria.
C
Na IRA pós renal, além da obstrução das vias urinárias, observa-se frequentemente, proteinúria importante (> 3 g/dia), além de diferença de tamanho renal e anúria súbita.
D
A queda da filtração glomerular vista na IRA é explicada por diminuição do coeficiente de permeabilidade à água das alças capilares (Kuf), edema intraglomerular, retrodifusão do filtrado e nefrite túbulo intersticial.