Paciente de 76 anos é admitido em serviço de emergência com quadro de confusão mental, dispneia e rebaixamento do nível de consciência. Fazia uso prévio também de metformina 850mg, fluoxetina 20mg e enalapril 10mg a cada 12 horas. Ao exame físico, apresentava-se sonolento, confuso, com 7 pontos na escala de coma de Glasgow. Sua frequência respiratória era de 24ipm, sua frequência cardíaca de 110bpm, seu tempo de enchimento capilar estava de 5 segundos e sua pressão arterial era de 84/54 mmHg. A Radiografia de tórax do paciente confirma o diagnóstico de pneumonia. Após a estabilização do quadro, o paciente recebe alta da UTI e seguirá tratamento em regime de enfermaria. Considerando que hemoglobina glicada do paciente na admissão era de 7,4% e que tem mantido níveis de glicemia em torno de 190 mg/dl, qual seria o manejo adequado para seu controle glicêmico?
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-76-anos-e14260d16d24
A
A metformina deve ser mantida durante a hospitalização e deve-se instituir um esquema com insulina regular correcional, se glicemia capilar elevada.
B
A metformina deve ser suspensa e deve-se instituir um esquema com insulina regular correcional, se glicemia capilar elevada.
C
A metformina deve ser mantida durante a hospitalização e o paciente deve receber insulinização com esquema Basal-Bolus ou Basal-Plus.
D
O paciente não necessita controle glicêmico durante a hospitalização, devendo ser iniciado apenas insulina caso apresente glicemia capilar superior a 220 mg/Dl.
E
A metformina deve ser suspensa e o paciente deve receber insulinização com esquema BasalBolus ou Basal-Plus.