Paciente de 77 anos, diabético, hipertenso, utilizava anticoagulante oral por conta de uma fibrilação atrial e foi operado na urgência devido à neoplasia obstrutiva de reto. Durante o procedimento, o cirurgião observou distensão do cólon e lesão estenosante em reto alto junto da reflexão peritoneal, ausência de lesões secundárias intra-abdominais. Procedeu-se à retossigmoidectomia abdominal e anastomose colorretal com grampeador endoluminal circular e ileostomia em alça. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-77-anos72c3db18e5
A
A incidência de fístula da anastomose intestinal é mais comum nas anastomoses ileocólicas do que nas anastomoses colorretais.
B
Sexo masculino, obsesidades ASA III, cirurgias de urgência e uso de anticoagulantes orais não implicam maior risco de deiscência da anastomose.
C
As fístulas podem ocorrer em uma média de 5,5 dias de pós-operatório, quando a fístula é subclínica com mínima drenagem e ausência de sinais sistêmicos de sepse, sendo que o manejo conservador com observação clínica rigorosa, antibióticos e suporte nutricional é preferível.
D
A presença de uma ileostomia para desvio impedirá o risco de uma fístula.
E
Cerca de 12% das fístulas podem ocorrer após 1 mês da cirurgia, e coleções localizadas, mesmo que de fácil acesso, não deverão ser drenadas por radiologia intervencionista percutânea devido ao maior risco de sepse e contaminação da cavidade.