Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia Vascular
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia de Cabeça e Pescoço
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-85-anos-com5828e8db12
Paciente de 85 anos, com múltiplas comorbidades, foi admitido em um hospital acompanhado do filho, apresentando quadro de dor abdominal, principalmente em região de flanco e hipocôndrio direitos e epigástrio, há 2 dias. O filho refere que o pai tem histórico de “pedra na vesícula”. Assinale a alternativa que apresenta a melhor avaliação e conduta para esse paciente.
A
Realizar exame físico do paciente, palpação do abdome, principalmente avaliando se há sinal de Murphy positivo (indicativo de coledocolitíase) e ultrassonografia abdominal / Caso não haja sinais de colecistite, manter tratamento conservador e observação.
B
Realizar exame físico completo do paciente, incluindo avaliação de icterícia e palpação do abdome, e complementar com exames de ultrassonografia de abdome e laboratoriais / Caso haja sinais de pancreatite, indicar CPRE (colangiopancreatografia retrógrada), já que provavelmente a pancreatite é de causa biliar.
C
Realizar exame físico completo do paciente / Caso ele apresente dor em região de hipocôndrio direito ao exame físico, indicar colecistectomia, já que apresenta histórico de colelitíase.
D
Realizar exame físico completo do paciente, incluindo avaliação de icterícia e palpação do abdome, e complementar com exames de ultrassonografia de abdome e laboratoriais / Caso não haja alterações nesses exames e o paciente continue com dor abdominal à palpação, indicar colecistectomia.
E
Realizar exame físico completo do paciente, avaliar se há icterícia ou sinal de Murphy e realizar ultrassonografia abdominal / Caso haja sinais de colecistite aguda, discutir sobre riscos cirúrgicos e possibilidade de tratamento conservador se não houver sinais de complicações.