Paciente G.H.S, 25 anos, primigesta, com 40 semanas de gestação, encontra-se no período expulsivo há 2 horas. A paciente está exausta, com contrações adequadas, dilatação cervical completa, bolsa rota e o feto está em apresentação cefálica, posição occipito esquerda anterior, com a cabeça no plano +2 de De Lee. O monitoramento fetal indica bradicardia fetal persistente de 90bpm. Considerando o cenário clínico acima, é CORRETO afirmar:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2025
Residência (Acesso Direto)
Paciente-G-H-S-25-anos666a8baa8f
A
Indicar parto a fórceps para extração fetal, uma vez que há sinais de hipóxia intraparto e o polo cefálico profundamente encaixado dificulta e aumenta o risco da cesariana.
B
Indicar parto com o uso do vacuoextrator, uma vez que há sinais de hipóxia intraparto e sua segurança e efetividade na situação mostrada são superiores quando comparadas ao fórceps.
C
Indicar cesariana, já que a variedade de posição do polo cefálico contraindica a realização de fórceps ou vacuoextrator.
D
Indicar cesariana, uma vez que o fórceps não deve ser utilizado em primíparas e o vacuoextrator está contraindicado para rotação.