Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-IVM-feminina581c2faa2f
Paciente IVM, feminina, de 67 anos de idade, com diagnóstico prévio de osteoporose, compareceu a uma consulta médica com exame que evidenciava concentrações séricas de 25(OH)D abaixo de 20 ng/mL. 

A partir desse caso hipotético, assinale a alternativa correta, considerando as Diretrizes Brasileiras para o Diagnóstico e Tratamento da Osteoporose em Mulheres na Pós-Menopausa da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
A
Em pacientes com osteoporose pós-menopausa, não se recomenda avaliar as concentraões plasmáticas da 25(OH)D antes de se iniciar o tratamento.
B
Em pacientes deficientes de vitamina D, a reposição deve ser iniciada com 50.000 UI por semana durante oito semanas e, então, deve-se reavaliar. Como dose de manutenção, recomendam-se doses diárias de 1.000-2.000 UI e valores séricos acima de 30 ng/mL para a prevenção do hiperparatireoidismo secundário, melhoria da massa óssea e redução do risco de quedas. Tratamentos com altas doses de vitamina D não estão indicados.
C
Em pacientes com osteoporose pós-menopausa, recomenda-se avaliar as concentrações plasmáticas da 25(OH)D antes de se iniciar o tratamento somente em populações de alto risco.
D
Em pacientes deficientes de vitamina D, a reposição deve ser iniciada com 20.000 UI por semana durante três semanas e, então, deve-se reavaliar. Como dose de manutenção, recomendam-se doses diárias de 1.000-2.000 UI e valores séricos acima de 30 ng/mL para a prevenção do hiperparatireoidismo secundário, melhoria da massa óssea e redução do risco de quedas.
E
Em pacientes com osteoporose, recomenda-se avaliar as concentrações plasmáticas da 25(OH)D antes de se iniciar o tratamento somente em meninas pré-púberes.