Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-MSN-23-anos74a162ff90
Paciente MSN, 23 anos, solteira, gesta 1 para 0 aborto-0, deu entrada na emergência obstétrica com relato de atraso menstrual de 10 semanas, dores pélvicas e abdominais em cólicas. Hipertermia, sangramento vaginal discreto acompanhado de saída de material purulento pelo canal vaginal. Útero doloroso à palpação. No toque vaginal, o colo uterino é pérvio doloroso à mobilização. No exame especular, observada saída de material purulento pelo canal cervical. O diagnóstico e tratamento corretos são:
A
Abortamento incompleto e possível infecção; o tratamento que se impõe é a histerectomia, pois trata-se de uma forma disseminada refratária ao tratamento clínico.
B
Ameaça de aborto e infecção; o tratamento é clínico apenas, e consiste, principalmente, em tratar a hipovolemia e combate à infecção com antibióticos de amplo espectro.
C
Aborto retido e infecção; o tratamento é expectante até a eliminação de restos ovulares e a necessidade de esvaziamento uterino por meio de curetagem uterina apenas quando ocorrer falha no tratamento proposto.
D
Aborto infectado; o tratamento, na evidência de restos ovulares ao ultrassom, se impõe a necessidade de esvaziamento uterino por meio de curetagem ou aspiração manual intrauterina (AMIU) e antibioticoterapia.