Questão
MG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG
2020
Residência (Acesso Direto)
Paciente-apresentou56df2c5bc5
Paciente apresentou durante investigação de síndrome dispéptica e vômitos pós prandiais esporádicos; abaulamento subepitelial de aproximadamente 5 cm em em região pré-pilórica. Endoscopista descreve “sinal da tenda” e “sinal da almofada” no laudo descritivo. Biópsia desta área evidenciou mucosa gástrica com gastrite crônica e H. pylori negativo. 

Baseando-se nos dados julgue as alternativas e marque a incorreta:
A
Biópsias convencionais de lesões subepiteliais podem não evidenciar enfermidades de tratamento cirúrgico como no caso acima. Após estadiamento pré-operatório, ressecções e linfadenectomia estendidas são a melhor opção diagnóstica e terapêutica. A quimioterapia não possui papel no tratamento destas lesões.
B
Ressecção em cunha de uma lesão de apenas 5cm, com 10 figuras de mitose por campo de grande aumento, e escape de secreção durante manipulação possui prognóstico reservado se a imunohistoquímica confirmar marcador CD-117 positivo.
C
Medicações, normalmente utilizadas no tratamento da Leucemia, modificaram sobrevida dos pacientes portadores de algumas destas lesões subepiteliais.
D
A pesquisa imunohistoquímica de marcadores como c-Kit, PDGFRA, DOG-1, SMA e proteína S100 diferenciam os achados de lesões com padrão fusiforme como o GIST, schwanoma e leiomiossarcoma.